Hidratação das mãos: tire suas dúvidas com dermatologistas

A higienização intensiva das mãos pode causar ressecamentos e até dermatites; saiba como manter sua pele saudável.

Higienizar as mãos, seja com sabonete ou álcool em gel 70%, tornou-se um hábito ainda mais frequente neste momento de pandemia. Esta prática é fundamental para barrarmos o contágio do novo coronavírus, mas ela pode causar ressecamento da pele e alergias. Calma! Uma forma de resolver isso sem deixar de se proteger contra a covid-19 é manter também a atenção redobrada com a hidratação das mãos.

Para você entender o porquê dessas alterações na pele e como tratá-las, conversamos com os médicos dermatologistas Paulo Criado, coordenador do Departamento de Medicina Interna, e Sylvia Ypiranga, assessora do Departamento de Cosmiatria, ambos da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

  1. Por que higienizar as mãos muitas vezes ao dia intensifica o ressecamento da pele?
    As glândulas sebáceas do corpo produzem sebo, uma substância responsável pela lubrificação e proteção da nossa pele. Com a higienização frequente, essa oleosidade protetora da pele pode diminuir, o que deixa a epiderme (camada mais superficial da pele) ressecada. “Para combater esse ressecamento, indicamos o uso de hidratantes. De preferência, escolha aqueles sem corantes, pois eles evitam um processo alérgico. Use também cosméticos na forma de creme. Se as mãos estiverem extremamente secas, opte pelas pomadas hidratantes”, afirma Sylvia.
  2. Podemos reaplicar o hidratante para as mãos várias vezes ao dia?
    Sim. Não existe um limite de aplicação diária, isso depende da necessidade de cada pessoa.  Pode ser logo após cada lavagem das mãos ou de três a cinco minutos depois de usar o álcool gel 70%, ressalta a dermatologista.
  3. O hidratante para as mãos pode ser o mesmo usado no corpo?
    Sim. Mas o ideal é usar produtos específicos para as mãos, que costumam ser mais cremosos e com ativos em concentrações próprias para essa região do corpo. Para prevenir também o envelhecimento da pele, a dermatologista indica usar produtos com fator de proteção solar. Uma opção é o creme para as mãos de Tododia Nóz Pecã e Cacau com FPS 20, que protege a pele de raios UVA e UVB e previne o envelhecimento precoce.
  4. O que fazer se a pele rachar por conta do ressecamento?
    Busque pomadas cicatrizantes com d-pantenol, um tipo de vitamina essencial para saúde da pele, e use hidratantes sem ureia ou ácido láctico. Se o ressecamento persistir, é fundamental buscar ajuda médica, aconselha Sylvia.
  5. O contato frequente com álcool gel pode desenvolver alergias?
    Essa é uma condição rara, explica o dermatologista Paulo Criado. O mais de comum acontecer é a pele ficar irritada pelo uso constante do álcool gel 70%. Se essa for a situação, o uso de hidratantes pode amenizar esse sintoma. Se aparecem rachaduras na pele ou se ela começar a coçar intensamente, procure um dermatologista para avaliar a dermatite, pois elas precisam de loções hidratantes específicas para serem tratadas.
  6. O uso de produtos de limpeza doméstica para higienizar as mãos pode causa problemas à pele?
    Sim. De acordo com os especialistas da Sociedade Brasileira de Dermatologia, esses produtos podem causar irritações como vermelhidão, ressecamento, descamação e rachadura da pele, e até trazer problemas para as vias respiratórias.

Esses produtos não foram adaptados para a pele humana. A exceção é o detergente de cozinha”, explica o dermatologista. Ainda assim, ele afirma, o uso frequente desse item também pode causar o ressecamento da pele.

  1. Como é possível manter a saúde da pele na quarentena?
    A pandemia reconfigurou nossos hábitos, mas o autocuidado com saúde de forma geral não precisa ficar de lado. Por isso, mantenha a ingestão diária de água, coma alimentos ricos em fibras, com frutas e verduras. Evite sempre banhos quentes e prolongados. Além dessas orientações, Sylvia faz questão de pontuar: a rotina diária de limpeza deve vir acompanhada de hidratação e uso de protetor solar.

Se você já tiver uma orientação de cuidados prescritos por um médico, mantenha e não invente ou experimente fórmulas mágicas”, finaliza a especialista.

Os produtos mencionados acima estão disponíveis no site Natura, CLIQUE AQUI

fonte: Natura e Co redação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

Beleza da Gente por Marina Moura

Beleza, Estilo de Vida, Moda, Saúde e Bem Estar

Eita Beleza!

Neste espaço eu divido minhas opiniões e novidades sobre perfumes (minha paixão) e cosméticos. Também dou dicas de lançamentos e promoções imperdíveis da Natura, Eudora, Racco e Avon! Obrigada pela visita!

R7 - Moda

Desperte a beleza que há em você. Viva a sua beleza viva.

LR Nutrição & Beleza

Divulgação dos produtos da LR Health & Beauty

Extra Online - Beleza

Desperte a beleza que há em você. Viva a sua beleza viva.

Divina Beleza

Desperte a beleza que há em você. Viva a sua beleza viva.

Beleza e Bem Estar

Beleza/Bem Estar

Beleza Masculina

Desperte a beleza que há em você. Viva a sua beleza viva.

IQB

Desperte a beleza que há em você. Viva a sua beleza viva.

Aprendiz de Cabeleireira

Desperte a beleza que há em você. Viva a sua beleza viva.

Toda Beleza – O Guia da Mulher Brasileira

Desperte a beleza que há em você. Viva a sua beleza viva.

B. Entretê

Desperte a beleza que há em você. Viva a sua beleza viva.

%d blogueiros gostam disto: