LUZ AZUL: ENTENDA O QUE É E COMO PROTEGER A PELE DE SEUS EFEITOS

                                 

Presente nos smartphones, tabletes e computadores, a luz azul contribui para o envelhecimento precoce, manchas e perda de vitalidade no rosto. É possível, porém, barrar seus efeitos!

Você, provavelmente, deve estar usando algum tipo de tela para ler esse texto, certo? Nesse período de distanciamento social, o smartphone, o tablet, o computador e a televisão têm se tornado ainda mais presentes em nossa rotina – seja para informar, entreter, trabalhar e/ou estudar. O problema é que, para além da praticidade que eles oferecem, a luz azul emitida por esses dispositivos pode trazer prejuízos à saúde e à beleza da pele. Contra ela, é necessário se proteger!

Segundo Juliana Lago, gerente científica da Natura, essa luz tem a capacidade de penetrar mais profundamente na pele do que os raios ultravioletas A e B. “Ela pode alcançar a derme, onde se localizam o colágeno e a elastina, provocando perda de vitalidade e aumento dos sinais de envelhecimento”, explica.

A boa notícia é que, hoje, existem vários cosméticos capazes de blindar os efeitos desse tipo de radiação artificial. Mas antes de seguir com a leitura, aproveite para baixar o brilho da sua tela – sua pele agradece!

Danos causados pela luz azul

A luz azul, primeira cor no espectro da luz visível (como o nome sugere, é todo tipo de luz que podemos ver a olho nu), está presente nos raios solares, lâmpadas e nos LEDs dos dispositivos eletrônicos. Ela contribui para problemas oculares e sinais do envelhecimento precoce, como rugas e manchas.

Um estudo do Instituto de Química da Universidade de São Paulo, publicado no Journal of Investigative Dermatology (2017), revelou que combinada à radiação UVA, a luz visível aumenta a produção de lipofuscina – pigmento do envelhecimento da pele –, além de causar danos ao DNA dos melanócitos, que são as células responsáveis pela pigmentação da derme. Esse acúmulo de danos pode levar ao aparecimento de câncer de pele.

No entanto, segundo a gerente científica, a luz azul não é sempre vilã: ela tem um papel importante na manutenção da saúde, pois regula nosso ciclo de 24 horas, eleva o humor e ajuda nas funções cognitivas e de memória. É como os raios solares UVB, precisamos um pouquinho deles para a síntese de vitamina D, mas, em excesso, podem ser prejudiciais à saúde.

Falando nisso: você já parou para pensar quanto tempo por dia passa diante do computador, smartphone e outras telas? Saiba que o Brasil é o 2º país que mais dedica tempo em redes sociais. Segundo pesquisa da GlobalWebIndex, os brasileiros ficam, em média, 225 minutos conectados por dia. É esse excesso que pode trazer malefícios à saúde da tez.

Tecnologia protetora contra a luz visível? Temos!

Como então se proteger dessa luz visível, se trabalhamos na frente do computador e vivemos grudados no celular? Engana-se quem pensa que os filtros solares comuns resolvem o problema. É pensando nisso que desenvolvemos pesquisas para produzir produtos com atividade de proteção à luz azul.

“A gente desenvolveu o nosso modelo de avaliação dos danos da luz digital na pele e identificou que, é como se ela ‘enxergasse’ a luz e tivesse seus mecanismos biológicos alterados por conta da exposição”, afirma Juliana.

Para isso, foram testadas várias amostras em modelos de pele 3D bioimpressa (afinal, nós não testamos em animais). O time de Pesquisa e Desenvolvimento concluiu que as amostras com filtro solar de amplo espectro – que oferece maior proteção para os raios UVA e UVB – são capazes de proteger a pele dos danos causados também pela exposição a luz LED azul. Essa proteção pode ser ainda melhor se combinado com o uso de uma determinada concentração de pigmentos.

E foi assim que nasceu o Protetor Clareador FPS 70, de Chronos.  Sua concentração ideal de pigmentos e filtros, funciona como uma barreira à luz azul, prevenindo danos como envelhecimento precoce e aparecimento de áreas escurecidas. Além disso, esse protetor solar com cor uniformiza o tom da pele, protege contra os raios UVB e UVA, clareia áreas escurecidas e pode ser encontrado em dois tons: claro médio e médio escuro.

Protetor solar com cor pode ser o aliado perfeito

A dermatologista Flávia Ravelli reforça os benefícios de adotar produtos como esse na rotina de cuidados coma pele. Segundo ela, o protetor solar com cor pode ser um grande aliado para proteger a pele da luz visível, visto que algumas tecnologias de pigmentos também possuem o poder de proteger contra esses raios. Além dos benefícios à saúde do rosto, ele funciona como maquiagem, disfarçando imperfeições.

A especialista ressalta ainda que este tipo de proteção é especialmente importante para quem tem manchas na pele, como o melasma e marcas de acne. E para ser de fato eficaz, esse cosmético tem de ser aplicado, ao menos, 30 minutos antes da exposição à luz direta. A reaplicação deve ser feita a cada duas horas se for se expor ao sol ou três vezes ao dia se for ficar em ambiente fechado.

Algumas tecnologias de pigmentos formam uma espécie de escudo sobre a pele, impedindo a penetração da luz visível. E por falar nisso, todas as bases da linha Natura Una contêm a tecnologia de pigmentos que protege a pele dos danos causados pela luz de smartphones e telas de computadores. De maneira segura, você pode apostar na Base Nude Me Sérum FPS 18,  Base Fluida HD FPS 15, Base Matte FPS 15, Base Mousse FPS 15, Base Matte Gold FPS 25 ou CC Cream Nude Me FPS 25. São várias opções de tons e texturas para você arrasar no look e continuar protegida.

Além do protetor solar com filtros de amplo espectro e da base de alta pigmentação, é importante adotar algumas medidas de redução de danos, como ajuste do brilho e contraste da tela do computador, tablet ou laptop. No caso desse último, você pode alterar as configurações gráficas para reduzir a quantidade de azul nas imagens.

Em relação aos smartphones, se você usa aparelhos com sistema operacional IOS, pode ativar o recurso conhecido como “Night Shift” para reduzir a luz azul emitida pela tela. Já no celular com sistema operacional Android, dependendo do fabricante, essa ferramenta pode variar de nomenclatura: “filtro de luz azul”, “conforto dos olhos”. E lembre-se: nada de ficar com a luz acesa à noite e mexendo no celular na cama. Sua pele e seu bem-estar exigem cuidados!

*A dermatologista consultada nesta matéria foi ouvida como fonte jornalística, não se utilizando do espaço para a promoção de qualquer produto ou marca.

Os produtos acima estão disponíveis no site Natura.

fonte – redação natura, 27/08/2020

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

Beleza da Gente por Marina Moura

Beleza, Estilo de Vida, Moda, Saúde e Bem Estar

Eita Beleza!

Neste espaço eu divido minhas opiniões e novidades sobre perfumes (minha paixão) e cosméticos. Também dou dicas de lançamentos e promoções imperdíveis da Natura, Eudora, Racco e Avon! Obrigada pela visita!

R7 - Moda

Desperte a beleza que há em você. Viva a sua beleza viva.

LR Nutrição & Beleza

Divulgação dos produtos da LR Health & Beauty

Extra Online - Beleza

Desperte a beleza que há em você. Viva a sua beleza viva.

Divina Beleza

Desperte a beleza que há em você. Viva a sua beleza viva.

Beleza e Bem Estar

Beleza/Bem Estar

Beleza Masculina

Desperte a beleza que há em você. Viva a sua beleza viva.

IQB

Desperte a beleza que há em você. Viva a sua beleza viva.

Aprendiz de Cabeleireira

Desperte a beleza que há em você. Viva a sua beleza viva.

Toda Beleza – O Guia da Mulher Brasileira

Desperte a beleza que há em você. Viva a sua beleza viva.

B. Entretê

Desperte a beleza que há em você. Viva a sua beleza viva.

%d blogueiros gostam disto: